Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Atividade de artes 8º ano

Barroco brasileiro
I- Por dentro do assunto
1- O Barroco brasileiro apresenta profundas diferenças regionais.O que justifica isso, já que se trata de um só país?
2- Um dos elementos mais característicos das igrejas barrocas brasileiras são as talhas. Explique o que são.
3- Em que região teve início uma arquitetura realmente brasileira, com características próprias?
4- No Barroco brasileiro destacam-se dois artistas: um no Rio de Janeiro; outro de Minas Gerais. Quem são eles? 
5- "No anfiteatro de montanhas/Os profetas do Aleijadinho/Monumentalizam a paizagem./As cúpulas brancas dos passos/E os cocares revirados das palmeiras/são degraus da arte do meu país." Esses versos são do escritor modernista Oswald de Andrade(1890-1954).
a) A que importante obra refere-se o poema?
b) O poema apresenta uma interessante assciação entre a arte e a natureza em estado selvagem. Selecione dois versos que comprovem isso.
c) O poeta fala de um "anfiteatro de montanhas". Por que será que ele usou essa imagem? Para responder pesquise o relevo de Minas Gerais e leia o texto a seguir.
                                              A concepção arquitetônica do teatro
           Com o emprego de arcos e abóbadas, os romanos construíram amplos edifícios, sobretudo anfiteatros, para abrigar muitas pessoas. Os anfiteatros romanos foram importantes tabém para as luas dos gladiadores, espetáculo muito popular e que podia ser apreciado de todos os ângulos.
           O anfiteatro romano possuía um espaço central em forma de elipse, onde se dava o espetáculo. Em volta dele, ficava o auditório, composto por um grande número de fileiras de assentos, que formavam uma arquibancada. Assim era o Coliseu, o mais belo dos anfiteatros romanos.

Um comentário: